Alinhamento e Balanceamento
O alinhamento e o balanceamento veicular são fundamentais, uma vez que o sistema de suspensão e os pneus estão expostos a um processo normal de desgaste em função das condições de uso do veículo.
O uso indevido do veículo e as próprias condições de rodagem contribuem para acelerar o processo de desgaste dos componentes do sistema de suspensão e direção, o que além de comprometer a dirigibilidade do veículo, aumenta o consumo de combustível.
Balanceamento
Devem ser feitos nas trocas de pneus ou a cada 10.000 km, evitando o desgaste prematuro dos pneus e componentes da suspensão e da direção.
Balanceamento Dinâmico | Balanceamento Estático | ||
Faz com que a roda gire concentricamente a qualquer velocidade. Deve ser feito quando há maior peso em um dos lados do pneu, fazendo a roda cambalear. | Distribui uniformemente o peso do conjunto pneu, aro e cubo ao redor do seu eixo. Deve ser feito quando se sente que a roda "salta" em contato com o solo |
Alinhamento
Convergência | Divergência | ||
Ajuste das rodas do eicho direcional, de modo que fiquem mais fechadas na parte dianteira do que na traseira. Assim se evita que as rodas "dancem", provocando desgaste excessivo e irregular das bandas. | Ajuste das rodas do eixo direcional, de forma a ficarem mais fechadas na parte traseira do que na dianteira. A divergência demasiada provoca desgaste excessivo da banda nas raias externas e na área do ombro. |
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